Empresa

APRESENTAÇÃO

INJEX, de Portugal para o mundo

Somos uma empresa portuguesa especializada na produção de componentes técnicos em plástico pelo processo de injeção para todo o tipo de máquinas.

Com presença de destaque no mercado da indústria automóvel, produzimos anualmente milhões de peças para marcas como a Peugeot, Alfa Romeo, Jaguar, Volkswagen, Audi e Mercedes Benz.

Quando iniciamos a nossa atividade, em janeiro de 2003, em Vila Nova de Famalicão, cidade industrial do Norte de Portugal, fabricávamos peças técnicas por transformação de tecnopolímeros para grandes empresas multinacionais instaladas em Portugal.

O objetivo do fundador da empresa e atual CEO, José Duarte Pinheiro de Lacerda, passava por direcionar a INJEX para a indústria automóvel, o que foi acontecendo com o tempo.

Desde 2003, temos registado um crescimento paulatino e sustentado, mantendo uma política de interação permanente com os nossos clientes e uma postura de abertura constante à fabricação de novos produtos, à realização de novas parcerias de negócio e à conquista de novos mercados internacionais.

Exemplo da nossa abertura ao mundo é a INJEX FRANCE, criada em 2019, que entrou em velocidade de cruzeiro, realizando pesquisa e captação de clientes no mercado francês.

Na sequência da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado pela incerteza que ensombrou a economia mundial, que também afetou a nossa atividade durante dois meses, em função do cancelamento das encomendas.

Findo o período de confinamento, durante o primeiro semestre de 2020,  retomamos a nossa atividade e conseguimos terminar o ano com um volume de negócios de 1,4 milhões de euros, que representou um crescimento de 15% face a 2019.

Os obstáculos criados pela pandemia da Covid-19 transformaram-se em oportunidades e colocaram à prova a nossa capacidade de resiliência e da nossa equipa de colaboradores, demonstrando que a empresa está preparada para responder a todos os desafios.

Em 2020, demos passos muitos importantes para o nosso futuro, dos quais destacamos os seguintes:

a) Iniciamos uma relação comercial com a prestigiada firma multinacional alemã Leica Camera. 

b) Emergiram novos passos de consolidação do novo software DISI e da digitalização da empresa, destacando-se o controlo desmaterializado (sem documentos em papel) da movimentação de materiais entre os espaços físicos da empresa.

c) Foi ampliada a nossa fábrica em Vila Nova de Famalicão, estando agora dotada de uma nova célula produtiva.

d) Desenvolveram-se diversas atividades programadas de aplicação no processo produtivo da filosofia Lean Management.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Presença no
mercado francês

A INJEX FRANCE é uma equipa de prospeção de novos clientes no mercado francês. A atividade foi iniciada durante o ano de 2020, o que representou um marco importante no processo de internacionalização da INJEX.

CEO

José Duarte Pinheiro de Lacerda

José Duarte Pinheiro de Lacerda, engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é o fundador e chief executive officer (CEO) da INJEX. 
Começou a trabalhar na área dos metais, mas quando se cruzou com a tecnologia da transformação de polímeros viu que estaria ali um “bom nicho” para um projeto empresarial com futuro.

A história da Injex – Pinheiro de Lacerda, começou em 28 de janeiro de 2003, dia em que o casal José Duarte Pinheiro de Lacerda e Maria Manuel da Silva Brito Lacerda assinou a constituição da sociedade familiar.

A criação da INJEX cumpriu o sonho profissional de José Duarte Pinheiro de Lacerda, que tinha acrescentado ao seu currículo académico uma pós-graduação em Engenharia de Polímeros, pela Universidade do Minho.

Antes de fundar a INJEX, trabalhou em empresas como a Camac, em Santo Tirso, a Boa Reguladora, de Vila Nova de Famalicão, e a Preh, na Trofa. Nesta última foi responsável pela produção de componentes, que englobava a transformação de plásticos e de metais.
Filho de dois licenciados pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o pai, natural de Vila Nova de Famalicão, e a mãe, da vila de Vidago, José Duarte nasceu em 6 de maio de 1962 e viveu a sua infância em Rebordões, Santo Tirso, e a juventude em Vila Nova de Famalicão, onde vive.

Sempre teve o sonho de ser piloto de automóveis, fotógrafo ou engenheiro mecânico. Tornou-se engenheiro mecânico na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. E conservou a fotografia como hobby e os automóveis como grande paixão.
O espírito empreendedor de José Duarte Pinheiro de Lacerda foi particularmente notório quando inscreveu na sua lista de objetivos a criação de uma empresa.
Quase duas décadas depois da constituição da INJEX, o objetivo estratégico do fundador é trabalhado todos os dias por uma equipa formada por mais de 30 colaboradores, tendo como linhas mestras a inovação tecnológica e a internacionalização.

Missão

A nossa missão é dominar a sua área tecnológica, com autonomia, visando colaborar com os fabricantes de máquinas na produção de componentes construídos em plásticos técnicos, necessários à incorporação na sua linha de montagem.

Visão

Pretendemos continuar a desenvolver os meios humanos e técnicos necessários à satisfação dos clientes. Procuramos incrementar a diferenciação relativamente aos concorrentes, afirmando-nos como a opção certa para quem decide o recurso a empresas especializadas externas, no seio dos grandes fabricantes de máquinas, em Portugal e no mundo.

Valores