Compete 2020

Nº do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-021094 e NORTE-06-3560-FSE-021094
Aviso 04/SI/2016 – QI PME (Projetos Individuais – Internacionalização)
Objetivo Temático: OT 3 – Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção: Norte

Designação do projeto:
Consolidação do processo de internacionalização da Injex
Breve descrição da operação:
A INJEX pretende diversificar os mercados internacionais onde atua, reforçando os atuais mercados e penetrando em novos, de modo a permitir ganhos mais rápidos na expansão a mais mercados. O projeto assume-se particularmente relevante ao nível das componentes de Marketing Internacional, traduzindo o esforço de marketing direto junto do cliente industrial que exige uma abordagem técnica e específica e a intervenção do novo técnico a contratar para a área do comércio internacional, uma inovação nos métodos de organização das práticas comerciais e relações externas da INJEX. A conceção de materiais de divulgação, de presença na economia digital e de ações de prospeção direta junto de clientes visam consolidar e sistematizar a intervenção nos mercados-alvo.

Investimento elegível total de 134.726,85€
Comparticipação não reembolsável FEDER de 52.268,62€
Comparticipação não reembolsável FSE de 13.002,05€

Data de aprovação 16-02-2017
Data de início 8-12-2016
Data de conclusão 7-12-2018

Objetivos principais:
– Diminuir a dependência do mercado nacional e aumentar a notoriedade e conhecimento internacional;
– Aprofundar mercados externos existentes e abordar novos mercados;
– Aumentar o Volume de Negócios recorrendo às exportações;
– Reforçar a presença na economia digital;
– Qualificar a equipa, preparando os colaboradores por via da formação profissional;
– Aumentar os postos de trabalho qualificados, pela integração de técnico especializado em negócios internacionais.

Atividades:
– Presença na web, através da economia digital, nomeadamente com o desenvolvimento de um website multilingue com ligação a ERP;
– Prospeção e presença em mercados internacionais com a realização de viagens de prospeção visando a captação de novos clientes;
– Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas nomeadamente com a contratação de um técnico de comércio internacional;
– Marketing internacional – elaboração de catálogo multilingue;
– Formação dos recursos humanos.

Resultados esperados / atingidos:
a) Valor das exportações no volume de negócios 28,73% no ano pós-projeto