Luana Silva: “A INJEX tem um bom ambiente de trabalho”

Luana Silva: “A INJEX tem um bom ambiente de trabalho”

Luana Isabel Castro Silva, de 20 anos, trabalha na INJEX desde 2020. Depois de ter frequentado um curso técnico de transformação de polímeros, na Escola Profissional Forave, em Lousado, Vila Nova de Famalicão, Luana fez um estágio profissional na empresa, foi convidada a ficar e aceitou.

Luana Silva vive na cidade de Vila Nova de Famalicão, depois de ter passado a sua infância na freguesia de Vilarinho das Cambas. Fez os seus estudos na Escola Básica 2.3 de Ribeirão e completou o 12º ano de escolaridade com um curso técnico de transformação de polímeros.

Na Forave, Luana Silva tornou-se uma profissional apta a orientar e a desenvolver atividades relacionadas com os processos de produção utilizados na transformação de polímeros, operando, regulando e controlando o funcionamento de equipamentos destinados à modelação de peças em plástico. Competências que desenvolve na INJEX.

“Escolhi o meu futuro quando tinha 15 ou 16 anos. Na altura, o curso de transformação de polímeros foi o que me despertou mais interesse. Ainda tentei um curso de turismo no Porto, que cheguei a frequentar, mas desisti e regressei à Forave”, recorda Luana, nada arrependida da escolha feita.

Depois de completar o 12º ano de escolaridade, entrou na INJEX para fazer o estágio profissional no âmbito do protocolo de colaboração entre a empresa e a escola profissional. O estágio, que durou três meses, foi uma espécie de curso prático intensivo que realizou com distinção. Daí ter ficado na INJEX, onde atualmente é operadora de máquinas de injeção. Mas também controla a qualidade das peças e faz o seu embalamento.

“Nunca pensei trabalhar numa indústria, mas experimentei, fiquei e estou a gostar. A INJEX tem um bom ambiente de trabalho”, afirma Luana Silva, que faz o turno da noite, entre as 22h00 e as 6h00, por opção. “Nunca gostei de acordar de manhã cedo. Não dá comigo…”, justifica.

Enquanto a maioria das pessoas se levanta da cama e sai de casa para iniciar um novo dia de trabalho, Luana faz o inverso, costumando dormir até cerca das 15h00. Só depois dessa hora é que pode passear no Parque da Cidade de Vila Nova de Famalicão, onde vai “muitas vezes andar de bicicleta”.